presbiteros

Conselho

O que é o Conselho?

O Conselho da Igreja é formado por pastores e presbíteros e tem como função o governo e a administração da igreja. As funções do Conselho estão estabelecidas na Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, competindo-lhe, dentre outras questões:

a) Exercer o governo espiritual e administrativo da Igreja sob sua jurisdição;
b) Admitir, disciplinar, transferir e demitir membros;
c) Encaminhar a escolha e eleição de presbíteros e diáconos, ordená-los e instalá-los;
d) Encaminhar a escolha e eleição de pastores; estabelecer e orientar a Junta Diaconal;
e) Supervisionar, orientar e superintender a obra de educação religiosa, o trabalho das sociedades auxiliadoras femininas, das uniões de mocidade e outras organizações da igreja, bem como a obra educativa em geral e quaisquer atividades espirituais;
f) Resolver caso de dúvida sobre doutrina e prática, para orientação da consciência cristã.

Presbíteros da igreja

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo,
e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, ….” (1 Pedro 5:1-2a)

Eduardo GouvêaPresb. Eduardo de Oliveira Gouvêa

Advogado com Mestrado em Direito Processual Civil, Procurador do Munícipio do Rio de Janeiro. Representante Suplente da Igreja no Presbitério do Rio de Janeiro; Coordenador do Departamento de Adultos da Escola Dominical; Representante do Conselho junto a SAF; Relator da Comissão de Relações Públicas; membro do Quarteto Masculino. Casado com Eliane Cristina de Freitas Santos Gouvêa e pai do Lucas.

Esequias SalesPresb. Esequias Costa Sales

Administrador de Empresa com especialização em Gestão Empresarial e Gestão Ambiental. Vice-Presidente do Conselho; membro do Coro Marcello Ganter; Representante do Conselho junto ao Coro Marcello Ganter; Coordenador do Departamento de Moços; Representante do Conselho junto a UMP; Membro da Comissão de Relações Públicas. Casado com Sara Celeste Manhães Sales, pai de Sulamita e Diác. Joaber.

Mário Felipe Bandeira PereiraPresb. Mário Filipe Bandeira Pereira

Médico Pediatra. Segundo Secretário do Conselho; Segundo Tesoureiro da Igreja; membro do Coro Marcello Ganter; Coordenador do Departamento de Adolescentes da Escola Dominical; Representante do Conselho junto a UPA; Membro da Comissão de Finanças. Casado com Márcia Balmant Sathler Pereira, pai de Mariana, Bárbara e Nathalia.

Paulo Nascimento 3Presb. Paulo dos Santos Nascimento

Técnico em Eletrônica e Motorista. Bacharel em Teologia. Primeiro Secretário do Conselho; Representante Titular da Igreja no Presbitério do Rio de Janeiro; Vice-Presidente da UPH.

Paulo SeverinoPresb. Paulo Severino da Silva

Cirurgião-Dentista e Professor aposentando da UERJ. Filho do Rev. Stelleo Severino da Silva e neto do Rev. Francisco de Paula Severino da Silva. Presbítero Emérito. Representante da igreja junto ao Jornal Brasil Presbiteriano. Na Igreja exerceu os cargos de Diácono, Presbítero, Professor de Escola Dominical, Conselheiro da SAF e Secretário do Conselho. Casado com Marcia Brochado Severino da Silva, pai do Rev. Paulo Severino, Diác. Fábio, André e avô de 5 netas.

Vitor 1Presb. Vitor Camarinha da Silva

Engenheiro Eletricista pós-graduado em Informática. Primeiro Tesoureiro da Igreja; membro do Coro Marcello Ganter; Membro do Quarteto Masculino; Representante Suplente da Igreja no Presbitério do Rio de Janeiro; Relator da Comissão de Informática; Relator da Comissão de Administração; Relator da Comissão de Finanças; 1º Tesoureiro do INPAR. Casado com Patrícia de Souza Camarinha, pai de Sylvia e Bruno.