IGREJA PRESBITERIANA DE BOTAFOGO – HISTÓRICO RESUMIDO

A Igreja Presbiteriana de Botafogo nasceu no lar do casal Ignácia e Alfredo Pinto da Gama, Rua da Passagem 37, com a participação de vizinhos nos Cultos Domésticos da família. De Cultos Domésticos, essas reuniões tornaram-se Ponto de Pregação, Escola Dominical, Congregação Evangélica de Botafogo e, no dia 07/03/1906 a Sociedade Auxiliadora de Senhoras – SAS (hoje SAF) foi oficialmente organizada. No dia 04/07/1906 em um Culto com a presença de uma Comissão do Presbitério do Rio de Janeiro e sermão do Rev. Álvaro Reis, foi organizada a Igreja contando com 19 membros.

Desde os seus primórdios, era desejo da Igreja comprar um pedaço de terra onde pudesse construir o templo. O terreno da Rua da Passagem 91 foi comprado em 1912, mas a obra só foi iniciada 14 anos depois. Durante a construção, a Igreja se reunia na Ladeira do Leme 50, local cedido pelo Comendador Antônio Januzzi, engenheiro e autor de vários projetos da época.

Finalmente, após longo período de esforço e dedicação, chega o dia tão esperado: 04/07/1926, Inauguração do Templo. “Houvera espaço para descrevermos tão sublime, solene e espiritual festa, com que prazer não o faríamos”. Em 1940 foi quitada a hipoteca da igreja com o Banco Hipotecário Brasileiro e fundada a UMP. Nesta década foi organizado também o Coral da igreja.

A partir de 1951 teve início a ampliação do templo e a construção do Edifício de Educação Religiosa. Nas décadas de 60 a 80 hospedamos em nossas instalações várias organizações como a Igreja de Língua Chinesa, o Mobral, a APEC, a Faculdade de Teologia do Seminário Unido e o Centro de Atendimento Diurno (CAD). Inauguramos também o templo em Rio Seco (Saquarema) e o Coral da igreja passou a ser chamado Coral Marcello Ganter (1978).

Em 1979, a estrutura do antigo telhado não resistiu à ação das chuvas de verão e foi necessária uma grande campanha para a reconstrução do templo. “Vinde reedifiquemos os muros! O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito. Nós seus servos nos disporemos e reedificaremos”, era o lema. Nesta reedificação fizemos a construção da laje, que aumentou a altura do templo permitindo a instalação da galeria coral, abertura das janelas para a colocação de 10 vitrais laterais, vitral central com a linda Cruz Céltica, luminárias de teto e laterais, recolocação da porta original de madeira na entrada do templo, gabinete pastoral, mesa da Santa Ceia dentre outras melhorias.

Na década de 90 o Edifício de Educação Religiosa passa também por reformas. No térreo foram criadas novas salas, as escadas do corredor passam a ser internas, com projeto para uma futura instalação de elevador. No 2º andar o salão é totalmente renovado e ampliado, permitindo também a instalação de uma excelente cozinha. No 3º andar as salas são reformuladas para proporcionar às crianças e adolescentes um espaço agradável com salas adequadas a cada idade incluindo o berçário. Outra importante melhoria foi a instalação dos aparelhos de ar-condicionado no templo.

Em 2006 festejamos o Centenário dando graças a Deus por todas as bênçãos recebidas. Foram confeccionadas Bíblias Comemorativas à essa data. A partir daí entramos na era digital através do site da igreja http://www.ipbotafogo.org.br/, páginas em redes, mídias sociais e agora transmissão de cultos ao vivo.

Começou como um grão de mostarda e transformou-se em árvore frondosa de onde saíram tantos frutos, os filhos da igreja chamados à missão de pregar o Evangelho. Foram 22 Pastores e 9 Bacharéis em Teologia.

Cuidaram do rebanho os seguintes pastores efetivos ou auxiliares: Álvaro Reis, Laudelino de Oliveira Lima, José Ozias Gonçalves, Franklin Honorável do Nascimento, Samuel Barbosa, Constâncio Homero Omegna, Antônio André Lino da Costa, Tancredo Costa, Henrique Louro de Carvalho, André Jansen, Samuel Lenz de Araújo Cesar, Samuel de Souza do Ó, Stelleo Severino da Silva, Francisco de Paula Severino da Silva, Geraldo Nunes de Azevedo, Wladimir Soares de Brito, Carlos Alberto Chaves Fernandes, Jonas Machado, Edemar Victorino da Silva, Itamar Fernandes Machado, Antônio Máspoli de Araújo Gomes, Nelson Célio de Mesquita Rocha, Paulo Severino da Silva Filho, Zaqueu Ribeiro, Miguel Marques Rodrigues e, atualmente Diego Stallone (auxiliar) e o Rev. Cid Caldas (pastor efetivo).

Temos por lutas passado, mas Ebenezer! Até aqui nos ajudou o Senhor! A Ele toda a glória.